A escola tem de preparar os alunos para a vida e o mundo do trabalho, não é verdade?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) condensou esse princípio na Competência Geral 6: Trabalho e Projeto de Vida.
Veja na íntegra: “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade” (BNCC, p. 9).
O papel da escola
Um dos principais desafios da escola é desenvolver nos estudantes as habilidades necessárias para a sua futura vida profissional.
Isso significa inserir no currículo conhecimentos e experiências que, com adequada contextualização, lhes serão úteis no mundo do trabalho. O estímulo ao empreendedorismo, por exemplo, está previsto na BNCC.
Assim, o currículo poderia abarcar conhecimentos sobre administração e economia, explorando o potencial dos estudantes.
Relações de trabalho
Atualmente, as relações de trabalho se transformam frequentemente.
Graças aos avanços tecnológicos, grande parte dos alunos trabalhará em alguma profissão ainda inexistente.
Ao mesmo tempo que esse dinamismo lhes proporciona novas oportunidades, ele pode gerar uma precarização das condições de trabalho.
Logo, a escola deve convidá-los a refletir sobre o trabalho no Brasil e no mundo.
Eles deverão contemplar as seguintes questões:
- Desemprego;
- Concentração de renda;
- Legislação trabalhista;
- Formas de produção e trabalho.
Dessa forma, a Competência 6 orienta você a construir junto aos discentes valores e conhecimentos que os tornem profissionais éticos e responsáveis. Essa é uma importante questão para refletir sobre as temáticas de desigualdades sociais e equidade.
Projeto de Vida
A futura vida profissional dos alunos está relacionada ao seu projeto de vida, como prevê a Competência 6 (veja mais aqui na Professus21).
Cada aluno possui a sua vocação e suas vivências e saberes que o levarão a tomar decisões. Por isso, a escola precisa valorizá-lo enquanto protagonista na aprendizagem.
De fato, eles podem conquistar aquilo que desejam para o seu futuro.
A escola existe para facilitar que isso aconteça!
Para isso, eles precisam desenvolver essas habilidades:
- Interpretação;
- Ação;
- Consciência crítica;
- Autonomia;
- Responsabilidade.
Assim, o projeto de vida deles será construtivo e solucionará problemas da realidade social.
Competência 6 na prática
As disciplinas que melhor dialogam com a Competência 6 são as Ciências Humanas (BNCC pp. 357, 570).
Uma maneira de trabalhá-la, em aula, é propor uma tarefa de sociologia cujo tema seja a relação sujeito/trabalho.
A partir dos modelos clássicos de Weber, Durkheim e Marx, os alunos deverão dissertar sobre as profissões que lhes interessam.
Esse exercício provocará uma reflexão sobre o seu futuro trabalho e o projeto de vida.
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