Para muitos educadores, era praticamente impossível imaginar o ensino totalmente mediado por tecnologias, mesmo que distante fisicamente, mas próximo pelas plataformas digitais.
A necessidade que nos foi imposta impulsiona a cada dia práticas pedagógicas dos professores e o repensar da escola em processo de transformação.
O ensino remoto tem nos apresentado como solução para continuar ensinando em meio a uma crise sem precedentes.
O fato é que tudo isso também tem impulsionado muito aprendizado, parceria, uma trajetória de comunidades colaborativas e muitas surpreendentes formas de atender aos alunos, sobretudo, os mais fragilizados.
As metodologias ativas de ensino-aprendizagem nas diferentes áreas de conhecimento possuem inúmeras vantagens capazes de proporcionar o engajamento dos estudantes com estratégias de aplicação no ensino remoto.
Leia também: Aprender de forma saudável: como estudar em tempos de pandemia? [vídeo]
Então, quais são os tipos mais utilizados de estratégias e metodologias ativas que podem ser abordados conforme as especificidades das aulas de cada professor?
Dicas importantes:
– Aprendizagem baseada em problemas;
– Aprendizagem baseada em projetos;
– Interpretações musicais;
– Aprendizagem entre pares;
– Aprendizagem baseada em jogos;
– Atividades em grupos;
– Seminários;
– Pedagogia da problematização;
– Estudos de casos;
– Grupos de tutoria;
– Grupos de facilitação;
– Grupos interdisciplinares;
– Grupos reflexivos;
– Relato de experiências;
– Socialização;
– Plenárias;
– Exposição dialogada;
– Debates temáticos;
– Leitura comentada;
– Oficinas;
– Apresentação de filmes;
– Dinâmicas lúdicas;
– Webgincana;
– Webquest;
– Mesas redondas;
– Padlet;
– Portfólio;
Os caminhos são diversos!
Agora, cabe a você, professor, escolher as estratégias que melhor atendem sob o ponto de vista pedagógico e metodológico às necessidades da sua sala de aula.