A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que orienta as estruturas curriculares brasileiras.
Nela, estão estabelecidas as dez competências gerais que devem reger a educação básica, em seus três níveis: educação infantil, ensino fundamental e médio.
A competência número 1 é o Conhecimento, da qual falaremos nesta abordagem.
Essa competência prevê “valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”.
De fato, a escola tem a função social de difusora do conhecimento.
Todavia, a BNCC deseja reformular a maneira como esse processo ocorre.
Em suma, pretende-se enfatizar que o conhecimento é construído.
Construção do conhecimento
Mas o que significa isso?
Um conhecimento construído não é transmitido pelo professor e absorvido passivamente pelos alunos, como prega o paradigma educacional tradicional.
Ao contrário, a BNCC indica que os alunos devem ser protagonistas da aprendizagem.
Logo, incentiva-se que eles tenham um perfil crítico, autônomo, colaborador e responsável.
Assim, o ensino em sala de aula necessita ser desenvolvido de maneira desfragmentada, na qual as informações são contextualizadas de acordo com a realidade social dos alunos, para que possam participar ativamente dessa construção.
A menção ao mundo digital é decisiva.
Em um mundo cada vez mais conectado, os estudantes nascidos no século XXI são bastante familiarizados com as novas tecnologias.
Dessa forma, cabe aos professores utilizarem ferramentas como a internet para despertar o interesse dos alunos.
Você pode conferir no portal da Professus21 dicas valiosas para usar a tecnologia em sala de aula.
Intervenção na realidade
Ademais, essa competência exige que o conhecimento seja utilizado pelos alunos.
Ou seja, eles são estimulados a aplicá-lo para intervir em suas realidades.
Abandona-se aqui a concepção de acumulação de conhecimento para passar nas provas.
De outro modo, a BNCC propõe que os alunos utilizem o que aprenderam em sala de aula para construírem os seus próprios projetos de vida.
A meta dessa orientação é ser propositiva para o país.
Logo, o conhecimento deve colaborar para construir uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
Como abordar a competência “conhecimento” em sala de aula
Enfim, você deve estar se perguntando como abordar essa competência em sala de aula.
Vamos utilizar como exemplo as disciplinas de Linguagens, que têm as competências específicas da BNCC bastante influenciadas pela Competência 1 (BNCC, pp. 38-39, 65, 490).
A partir dessas competências, você pode propor que os seus alunos editem verbetes da Wikipedia que tratam sobre temas relevantes da atualidade, como o meio ambiente.
Assim, você poderá verificar a capacidade gramatical, o entendimento digital e a criatividade dos seus alunos.
Se você acha que esta discussão será útil para outras pessoas, compartilhe com seus amigos!
Um abraço,
Professus21
Imagem: Business photo created by jannoon028 – www.freepik.com
Leia também: