Como os princípios da Comunicação determinam a capacidade comunicativa do aluno por meio da variedade linguística?

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Uma das principais habilidades preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a Comunicação, que é a Competência Geral 4. 

Essa competência é assim descrita: 

“Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital – bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo”. 

Expressão múltipla 

De fato, comunicar-se é viver em sociedade e saber se expressar para outros indivíduos e grupos. 

A Competência 4 da BNCC incentiva os alunos a se comunicarem com essas variadas linguagens na escola e na comunidade. 

Em suma, eles devem exercer o seu papel de sujeito social, comunicando-se a partir dos seus conhecimentos e valores, de maneira crítica e autônoma (veja mais aqui no portal da Professus21). 

A menção feita às Libras é reveladora dessa pluralidade linguística, pois busca conscientizá-los que a comunicação ocorre por particularidades individuais e sociais. 

Igualmente, as referências às linguagens artística, matemática e científica indicam a necessidade de saber se expressar, conjecturar, discutir a resolução de problemas e falar com lógica. 

Assim, eles não devem simplesmente absorver a informação. 

Eles também precisam reinterpretar, analisar, problematizar e reproduzir aquilo que foi apreendido. 

Ademais, a comunicação pela linguagem digital também surge como ponto de interesse na BNCC. 

A popularidade das redes sociais entre os jovens oferece uma oportunidade de engajamento, aprendizagem e produção de sentidos por meio dessas plataformas. 

Compreensão efetiva 

A comunicação é um processo que não é unilateral. 

Logo, a BNCC enfatiza que não basta se comunicar, é importante se comunicar bem e de maneira variada para promover o entendimento mútuo. 

Essa competência é decisiva no nosso mundo digital de transformações rápidas e constantes. 

Frequentemente, a dinâmica desse processo cria desinformação, intencionalmente ou não. 

As fake news são um sintoma disso. 

Uma comunicação negativa pode conter discursos de ódio. 

Assim, a BNCC prega que a escola tem que refletir criticamente sobre as várias formas de linguagem para filtrá-los. 

Por outro lado, os alunos devem se comunicar de maneira que faça sentido, abrindo-se ao diálogo, à partilha de conhecimentos e à resolução de conflitos. 

Portanto, o respeito à diferença é essencial para uma comunicação saudável na qual os alunos possam divergir respeitosamente. 

Competência 4 na prática 

As disciplinas que melhor trabalham essa competência são as de Linguagens (BNCC pp. 38, 65, 87, 490). 

Uma dica para você implementá-la na aula é debater algum assunto controverso, no formato de um seminário. 

Os alunos devem se dividir em grupos para defender diferentes pontos de vista e utilizar variados materiais e métodos para a sua exposição.

Concluindo, você perceberá a capacidade deles de utilizar diferentes linguagens em uma comunicação construtiva.

Equipe Professus21

Imagem: People vector created by pikisuperstar – www.freepik.com


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