Responsabilidade e Cidadania: o papel da educação cidadã na vida dos alunos e os seus benefícios para a sociedade

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Viver e atuar de maneira construtiva na sociedade é o mote da Competência Geral 10 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Podemos resumi-la em duas palavras: responsabilidade e cidadania.

Eis o texto da competência: “Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”.

Responsabilidade e consciência 

A BNCC aponta para os alunos a importância de pensar na coletividade. Ou seja, tomar decisões conscientes baseadas na sustentabilidade, na ética e no bem comum. 

De fato, é necessário ser responsável para a construção de uma sociedade melhor.

Uma “ética da responsabilidade” implica reconhecer que o outro tem direito a uma vida digna assim como você. 

Esse posicionamento exige também criticar discursos que violam direitos humanos e ambientais, atuando socialmente com respeito, solidariedade e cooperação.

Mas, afinal, o que é cidadania?

O exercício pleno da cidadania envolve aspectos, como:

  • Conhecer e se posicionar perante fatos do mundo
  • Propor soluções para problemas pertinentes
  • Atuar, construtivamente, na vida pública
  • Respeitar os direitos humanos
  • Promover a consciência socioambiental
  • Cooperação com os outros em prol do bem comum
  • Saber dos seus direitos e deveres enquanto cidadão

Protagonismo 

A Competência 10 instiga os alunos a tomarem o protagonismo de suas vidas, aspecto concretizado nas menções frequentes no documento a campos de atuação na vida pessoal e pública. Abandona-se então o modelo tradicional de aluno passivo.

Ao contrário, ele passa a ser estimulado a transformar e intervir positivamente na realidade, com autonomia. Ou seja, participar do mundo!

Munidos de responsabilidade e cidadania, os alunos estarão aptos a se envolver com questões de interesse público e coletivo. 

Eles poderão fazer isso a partir de suas experiências e interesses, de forma contextualizada, sempre respeitando o estado democrático de direito. 

Tratar essas questões requer que eles se engajem de forma consciente, ética e crítica.  Logo, eles conseguirão solucionar os problemas coletivos.

Competência 10 na prática

Essa competência dialoga com todas as áreas do conhecimento da BNCC. A título de exemplo, abordaremos a sua aplicação nas Ciências da Natureza (BNCC, pp. 324, 553).

Uma das maneiras que você poderia trabalhá-la com os seus alunos é programar um passeio pedagógico a uma estação de tratamento de lixo. 

Esse é um tema prático da vida dos estudantes e bastante sensível para o saneamento local. Ali, eles aprenderão importantes conceitos, como reciclagem, compostagem e manejo consciente do lixo. 

Além disso, eles serão estimulados a refletir sobre a necessidade de práticas mais sustentáveis para melhorar a saúde pública, o meio ambiente e a utilização dos recursos naturais.

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Imagem: Pessoas vetor criado por pikisuperstar – br.freepik.com


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