A metodologia de Sala de Aula Invertida é um elo entre o digital e o presencial, que alia as vantagens de cada método, capaz de induzir o aluno ao aprendizado ativo.
Essa metodologia de ensino está bem de acordo aos anseios dos estudantes do século XXI e se chama sala de aula invertida ou flipped classroom, em inglês.
Como o próprio nome já expressa, na sala de aula invertida ocorre uma inversão no processo de ensino e aprendizagem que potencializa o aluno a buscar e demonstrar conhecimento.
Trata-se de um modelo de ensino que coloca, de fato, o discente como protagonista, aproximando-o dos temas e conteúdos antes mesmo de a aula começar.
Ocorre uma mudança no papel docente, que deixa de ser um mero transmissor de conceitos para assumir funções de orientação/tutoria.
A aula passa a girar em torno do próprio aluno, não mais do professor, que torna responsável por prover feedbacks especializados, como resposta e encaminhamentos aos trabalhos dos estudantes.
Esses assistem previamente aos vídeos e outras fontes de conhecimentos e trazem questionamentos para os encontros presenciais da turma.
Como ocorre a metodologia da Sala de Aula Invertida?
Na metodologia da sala de aula invertida, o professor atua com as práticas sociais contemporâneas mediadas pelas mídias digitais e é nesse sentido que tal atuação torna-se mais produtiva, instigante e dinâmica.
Essas práticas correspondem à realidade dos estudantes, uma vez que atua com o auxílio de novas estratégias e tecnologias.
O professor como mediador do conhecimento, compartilha com os estudantes o conteúdo que foi previamente preparado e selecionado, utilizando plataformas de aprendizagem virtual, blogs, redes sociais e recurso de nuvem: Google Drive, Facebook, Dropbox, Twitter, YouTube, SlideShare, Google Classroom, entre outros.
Dessa forma, o espaço escolar é ressignificado, bem como os papéis do professor e dos alunos, numa perspectiva de atendimento às novas demandas de uma sociedade conectada, linkada e informatizada, e, ainda, em conformidade com a era digital.
Como funciona na prática?
Na sala de aula, ocorre a discussão com os colegas, mediada pelo professor de conteúdos que já foram pesquisados, estudados e analisados em casa, por intermédio das diversas ferramentas contemporâneas digitais, que estão à disposição desse geração.
Ou seja, o estudante tem acesso ao conteúdo curricular básico das aulas e estuda antes de ir para a sala de aula.
Mas essencialmente qual é a diferença entre passar, tradicionalmente, uma tarefa para o estudante realizar em casa e a metodologia sala de aula invertida?
A diferença do modelo tradicional além da inversão é a forma como ocorre a construção do conhecimento.
A grande importância da metodologia da sala de aula invertida é que o estudante não somente pesquisa o conteúdo e faz uma leitura simplista e superficial.
Ele lê o material, assiste aos vídeos como também levanta dúvidas, questionamentos e elabora comentários.
A essência é o protagonismo do estudante no momento de buscar o conteúdo e construir o seu conhecimento.
Por isso é uma metodologia ativa. No momento da aula propriamente dita, o estudante discute com colegas e professor os assuntos já vistos em casa.
Dessa forma, o modelo de sala de aula invertida favorece ao aluno desenvolver e assimilar o conteúdo no seu próprio ritmo, mediado e incentivado pelos encontros com o professor e com os próprios colegas.
São inúmeras formas de aplicação da sala de aula invertida.
Não há uma regra, mas é necessário planejamento, pois não consiste simplesmente na distribuição de conteúdos para estudar em casa e depois apresentar aos colegas e professor.
Dicas importantes
- Aposte nas videoaulas!
- Não se prenda a regras!
- Seja criativo!
- Não se acomode!
- Descomplique!
- Potencialize a interação!
- Tenha um adequado planejamento!
- Tenha paciência!
- Aceite críticas, sugestões e construção coletiva!
- Enfim, permita-se arriscar, repensar e ressignificar!
Conclusão
Então, vamos criar oportunidades de aprendizagem significativa para os alunos?
Que tal começarmos a pensar numa escola disruptiva, que reconheça a conectividade como um elemento essencial para as novas gerações?
A metodologia de ensino de Sala de Aula Invertida é um elo entre o digital e o presencial e, dessa natureza, pode contribuir para revolucionar o futuro da educação.
É uma transformAÇÃO na educação que está sendo usada por professores mundo afora.
Vamos experimentar?
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