#INSPIRE-SE
ESCOLAS INOVADORAS
School 21, Stratford, London/U.K.
A educação está passando um processo de inovação, transformação para alcançar as exigências postas pelo século XXI.
As estruturas educacionais estão sendo abaladas no sentido de repensar as suas práticas dentro do processo de ensino e aprendizagem.
Temos visto, muito circunscrito no ambiente fechado da sala de aula, muitos professores que inovam, que buscam estratégias diferentes, abordagens diferentes para motivar os alunos, para ampliar a qualidade do ensino e atender às exigências desse novo mundo.
Se por um lado, o professor revela-se autônomo como protagonista de novas práticas, por outro, ele não replica aquilo que ele faz de positivo.
Pensando nisso, a Professus21 pretende apresentar uma série de vídeos e matérias mostrando práticas inovadoras de escolas no Brasil e no mundo para inspirá-los.
A Escola 21 de Londres é um desses exemplos:
Essa é uma escola pública localizada em um bairro da periferia da cidade de Stratford, em Londres.
Foi criada em 2012 por um assessor de um primeiro ministro inglês e mais 2 empreendedores que incomodados com os resultados do ensino tradicional, propuseram um modelo de ensino disruptivo baseado em três vertentes centrais:
- Aprendizagem baseada em projetos;
- Competências socioemocionais e
- Competência comunicativa.
A dinâmica da escola segue mais ou menos o seguinte modelo:
Inicialmente, os alunos discutem, trocam pontos de vista e argumentam sobre as leituras que estão realizando.
Na sequência, são estimulados a pensar a construção de algum projeto a partir dessas ideias e então partem para a realização daquele que foi, em consenso, escolhido por eles.
Todo o processo parte do protagonismo estudantil a partir do seu engajamento com o tema proposto.
A aprendizagem é toda baseada em projetos, muitas vezes interdisciplinares, ligando várias áreas do conhecimento, com uma conexão direta com a arte, como uma performance teatral da revolução francesa ou um projeto entre música e ciências.
Há uma grande preocupação com o papel social da escola, o que pode ser observado nas escolhas da maioria dos projetos propostos que estão relacionados com temas reais, temas que afligem a comunidade ao entorno da escola ou mesmo a sociedade como um todo.
A exemplo disso, há um projeto desenvolvido pelos alunos que ganhou notoriedade porque impactou em mudanças na sociedade de Londres.
Durante as preparações das olimpíadas de 2012, a escola propôs um projeto para avaliar o impacto ambiental das olimpíadas na região.
Os estudos que eles realizaram identificaram vários problemas nos projetos de reconstrução da cidade para as olimpíadas.
Em contato com as empresas, conseguiram modificações naqueles projetos evitando os impactos ambientais avaliados.
Ao final de cada período, os estudantes realizam uma exibição pública dos seus projetos.
Competências desenvolvidas
Socioemocional
Na competência socioemocional, a preocupação é com o desenvolvimento pessoal, com o senso de colaboração, no saber estar juntos.
O currículo inclui tópicos semanais de “wellbeing” (bem-estar) durante as aulas regulares.
Nesses momentos, abordam aspectos como identidade, pertencimento, controle emocional, senso de cuidado de si e do outro, bondade, dentre outros, com o objetivo de criar engajamento para que os alunos possam escolher a questão que deseja explorar.
Comunicativa
Com a competência comunicativa, o foco é de fato no desenvolvimento da oratória que é pensada indissociável da leitura e da escrita.
A School 21 acredita que a capacidade de falar bem é um dos maiores indicadores para uma criança prosperar nos estudos e na vida adulta, por isso parte de ensino de habilidades eficazes para falar em público.
Dentro das atividades, eles produzem diretrizes para dar subsídios aos alunos para a realização de conversas produtivas, como o uso de um modelo de temas estimulantes ou TED talks para auxiliar os alunos a estruturar os seus discursos.
A School 21 de Londres tem inovado e nos mostrado o quão é urgente repensarmos as nossas práticas frente às habilidades exigidas aos nossos jovens no século XXI.
Para esse século, a inovação na educação é a regra e não a exceção.
A Professus21 faz um compromisso com você professor, você gestor, de trazer, incansavelmente, experiências inovadoras de escolas e de professores para inspirá-los a realizar uma revolução nas nossas escolas.
Experiências capazes de prepararem os nossos alunos para prosperar na escola e além.
É tempo de travessia e de transforma(ação)!
A prática pedagógica inovadora não espera o futuro, ela é do aqui e agora!!!
Então, vamos inovar?
Se gostou do conteúdo compartilhe para seus amigos nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp =).
Siga-nos também em nossas redes sociais para mais artigos como esse. Até a próxima.
Leia também: Transformação na educação com metodologias ativas