Qual o papel do professor diante das tecnologias para comunicação? [vídeo]

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Olá, Professor e Professora! Hoje vamos falar um pouco sobre o papel do professor frente às realidades das tecnologias para comunicação e publicação.

É inegável que as tecnologias estão cada vez mais próximas do professor e do aluno em qualquer contexto e com mais riquezas, complexidades e atratividades.

Portanto, o cenário de avanços tecnológicos no processo de comunicação exige um profissional mais conectado, linkado, dinâmico, competente e antenado com as tecnologias digitais e com as expectativas dos estudantes do século XXI.

De acordo com Moran (2019), as tecnologias para comunicação e publicação estão a cada momento revolucionando as mais variadas formas de comunicação, de escrita, de fala, de narrativa e de autorias digitais com o advento da internet, das tecnologias móveis e das redes sociais.

Necessariamente, o que se faz hoje na internet é escrever para registrar, publicar e para se comunicar, por meio das ideias, das notícias, dos sentimentos, tanto nas páginas pessoais ou de serviços de forma instantânea ou não, seja nas salas de bate-papo, nos programas de comunicação instantânea, em blogs ou vídeos, em sites de relacionamento ou pelos Podcasts.

O uso do celular faz parte da rotina de praticamente todo cidadão e para as mais variadas tarefas.

Os jovens baixam músicas, têm acesso aos shows de bandas on-line, participam de debates nos portais com jornalistas e com famosos, dentre outras.

A utilidade do celular vai além de ligar para conversar, ou seja, é para tirar e enviar foto, enviar mensagens, acessar internet e outros serviços e atividades (BITTENCOURT e MORAN, 2019).

Também é inegável a incorporação do streaming de vídeo e áudio ao cotidiano, principalmente dos mais jovens, considerando o avanço do acesso à banda larga.

Nesse contexto, não é novidade que as tecnologias estão a serviço da integração, da interatividade e instantaneidade e de um processo de comunicação audiovisual.

É nesse sentido que se acredita que nos próximos anos acontecerá em grande escala uma facilidade de comunicação digital referente à comunicação digital educacional.

São inúmeras as possibilidades de comunicação na educação e na vida, tanto no uso de tecnologias de comunicação instantânea, em tempo real, quanto em tecnologias de comunicação flexível, livre, sendo utilizada conforme a necessidade e capacidade do ambiente escolar (BITTENCOURT e MORAN, 2019).

Atualmente, são muitas as tecnologias simples e de preços acessíveis, colaborativas, com o advento da WEB 2.0, a exemplo dos blogs, Wiki, Google Docs, Twitter, Facebook, Podcast.

Tudo isso favorece o professor: muitos recursos integrados e a disponibilização e criação de materiais, tais como textos, apresentações de vídeos, grupos de trabalho e de discussão, compartilhamento de documentos e outros.

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS PARA COMUNICAÇÃO E PUBLICAÇÃO NA VIDA ESCOLAR E COMO FAZER USO DIDÁTICO?

Moran (2019) evidencia que as tecnologias para comunicação e publicação, no âmbito da escola, favorecem uma prática docente dinâmica, compatível com a realidade dos estudantes.

Pode possibilitar ao professor diminuir o tempo dedicado ao repasse de informações e de atuar somente com aulas expositivas para concentrar-se em atividades mais criativas e estimulantes, como as de contextualização, interpretação, discussão e realização de novas sínteses.

COMO FAZER USO DIDÁTICO DAS TECNOLOGIAS PARA COMUNICAÇÃO E PUBLICAÇÃO? 

Na prática docente, existem vários materiais que podem ser aplicados como tecnologias digitais, por exemplo, as redes sociais (Facebook), blogs na educação, produção compartilhada, podcasts (programas digitais de áudio/vídeo na educação), utilização criativa dos vídeos (YouTube), fórum e lousa digital como recurso integrador.

Existe uma variedade de recursos disponíveis, como as plataformas, programas, materiais e aplicativos que são as tecnologias para comunicação e publicação e podem ser utilizadas de forma criativa e inovadora na prática pedagógica.

Cabe ao professor agregar valor ao que o aluno já consegue fazer com a tecnologia e também estimular outras formas de comunicação, possibilitando a interlocução.

Mas, conforme Moran (2019), além de conhecer, escolher e se apropriar das tecnologias, faz-se necessário ter uma concepção pedagógica que considere a metodologia ativa com o empoderamento do estudante, no compartilhamento, na aprendizagem colaborativa, na integração com práticas inovadoras, que provoquem ruptura com o modelo tradicional e que seja capaz de ajudar o estudante a enfrentar os desafios da sociedade, cada vez mais complexos e desconhecidos, com criticidade,  flexibilidade, empreendedorismo e agilidade.

A escola deve estar no mesmo compasso dos desafios provocados pelo avanço das tecnologias que mudam, transformam-se e interagem-se. Portanto, a escola precisa de mudanças, transformação e integração.

É tempo de travessia!

A prática pedagógica inovadora não espera o futuro, ela é do aqui e agora!!!

Referências:

Adaptado do Curso de Tecnologias digitais e metodologias ativas, Moran e Bittencourt, 2019.

https://pein.com.br/moodle/course/view.php?id=35CURSO: TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS  Professores: Dênia Falcão e José Moran, Publicado: 2º sem/2019 – CC BY

MORAN,  J.  M. A  educação  que  desejamos:  novos  desafios  e  como  chegar  lá.  5.  ed. Campinas: Papirus, 2014.

_____________.Mudando a educação com metodologias ativas. In Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II]Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.).PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

Adaptado de http://www.educatorstechonology.com/2013/11/the.inquiry.process.explained-visually.html

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