O Design Thinking é uma abordagem metodológica baseada em métodos de engenharia e do design que nasceu dentro de empresas e alcançou também a área de educação.
É um modelo de ensino que consiste em resolver problemas do mundo real em uma perspectiva colaborativa e holística.
Esse olhar holístico cativou muitos educadores porque possibilita um processo de ensino e aprendizagem eficaz que resulta em altos níveis de engajamento e desenvolvimento dos alunos.
É um processo que coloca os alunos como protagonistas do processo educacional.
Como usar o Design Thinking em uma sala de aula?
1º passo: Descoberta
O princípio que rege o “Design Thinking” é a empatia pelo outro.
Por isso, a preocupação é mapear a comunidade e levantar problemas reais, para a qual os alunos tentarão, em grupo, projetar uma solução para resolver um problema específico.
Isso cria a possibilidade de desenvolvimento de projetos autênticos orientados à comunidade.
2º passo: Interpretação
Definir o problema específico a ser resolvido.
Esse é o momento de buscar inspirações, experiências, ideias para a definição do problema.
3º passo: Ideação
Nessa etapa, faz-se uma tempestade de ideias para propor uma solução para o problema em questão.
4º passo: Experimentação
Essa é a fase em que as ideias tornam-se mais tangíveis.
As ideias escolhidas são prototipadas para experimentar soluções possíveis para o problema a ser resolvido.
5º passo: Evolução
Esse é o momento da entrega em que os protótipos serão testados e avaliados pelo professor, colegas e outros profissionais experientes que possam auxiliar na efetivação da proposta.
É o momento também de planejar as próximas etapas.
Vamos experimentar?
Essas etapas permitem aos alunos participarem ativamente de todo o processo, opinando, trocando experiências, dificuldades, propondo soluções, trabalhando de modo colaborativo, tornando-se protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.
Sugerimos um material riquíssimo sobre Design Thinking disponível em: http://www.dtparaeducadores.org.br/site/?page_id=281.