Autoconhecimento e Cuidado: estímulo à saúde física e emocional dos estudantes

Compartilhe este texto!

Existem diversos tipos de inteligência. Uma delas é a inteligência emocional.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a inseriu em seus princípios na Competência Geral 8: Autoconhecimento e cuidado.

Essa competência prevê “conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas”. 

Autoconhecimento

A Competência 8 aponta que os alunos devem conhecer o seu “eu”. Logo, reconhecer-se enquanto sujeitos. 

Alguém que compreende a si, compreende o mundo! 

O texto dessa competência deixa claro que não existe o “eu” sem o “outro”. Por isso a referência à diversidade.

Assim, é importante que os alunos saibam compartilhar e expressar ideias e sentimentos a outrem.  

Ademais, é necessário que eles formulem uma imagem positiva de si e do grupo a que pertençam. Isso os auxiliará a construir a sua identidade e autonomia.

O processo de autoconhecimento também envolve entender a sua história, os seus sentimentos e relacionamentos. Assim, eles desenvolverão a confiança e autoestima, habilidades indispensáveis no período turbulento da juventude.

Essas capacidades os ajudarão a lidar com as frustrações, que são bastante comuns no período escolar.

Cuidado consigo e com o outro

 A inteligência emocional pressupõe a regulação construtiva das emoções. 

Isso significa ter:

  • Autocrítica
  • Sensibilidade
  • Respeito

Sendo assim, a competência 8 prevê que os alunos tenham cuidado consigo e com o outro.

Essa capacidade de cuidar indica a interdependência dos estudantes com o seu meio e com a necessidade de se construir um relacionamento saudável com o próximo.

O papel da escola é decisivo para a implementação dessa competência.

Saúde física

A Competência 8 também abrange o cuidado com a saúde física.

Logo, os alunos são convidados a valorizar a sua qualidade de vida a partir de cuidados com a alimentação, da prática de atividades físicas e da aversão às práticas danosas ao corpo, como o uso de drogas.

O autoconhecimento e cuidado também os orientam a conhecerem o próprio corpo e a lidarem com as transformações biológicas típicas da infância e adolescência. 

Competência 8 na prática

O campo que melhor dialoga com a competência do autoconhecimento e cuidado é o das Artes (BNCC, pp. 65, 198, 490).

A manifestação artística materializa a emoção e exterioriza a subjetividade.

Uma excelente forma de trabalhar a Competência 8 na aula é com o Teatro, de preferência com algum tema que seja familiar aos jovens.

Ao organizar uma peça, você lhes proporcionará uma oportunidade profícua de criação, reflexão e troca de experiências. 

Igualmente, você perceberá a regulação das emoções deles, da sensibilidade e das frustrações, orientando-os durante esse processo.

Imagem: Mulher foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com


Leia também:

O poder da argumentação: a essência para um debate construtivo na sala de aula e para a vida

Compartilhe este texto!