Como implementar um Projeto de Vida nas escolas?

Compartilhe este texto!

Como fazer com que o aluno se desenvolva de forma mais plena, tanto dentro como fora da escola?

Um professor da Universidade de São Paulo, José Moran, sugere que o aluno desenvolva seu próprio Projeto de Vida, de modo que ele veja mais sentido nos conteúdos que ele aprende dentro e fora da escola.

Trata-se de uma atividade que os professores podem trabalhar com seus alunos para que eles possam desenvolver competências fundamentais para a realização de seus desejos e objetivos de vida.

Neste post, você vai aprender mais sobre o Projeto de Vida de José Moran, e compreender como implementá-lo nas escolas.

O Projeto de Vida 

O Projeto de Vida é hoje um tema que ganha mais relevância em um mundo com muitas transformações sociais, de modo que as escolas possam oferecer um ensino que vá de encontro com o desenvolvimento da capacidade criativa, empreendedora e colaborativa dos alunos, em todas as fases de suas vidas.

Os alunos desde cedo precisam começar a refletir e a agir conforme seus desejos e vocações. 

Por isso, eles precisam ser estimulados a desenvolver um projeto rumo a um objetivo, aprendendo a se organizarem, a traçar e a executar metas, bem como compreender melhor o mundo em que vivem e os impactos da ação do homem para a sociedade.

Assim, o aluno encontra maior sentido de vida, tanto no espaço escolar quanto em sua vida pessoal.

Como desenvolver o Projeto de Vida na escola?

Uma forma rápida e interessante de desenvolver esse projeto, segundo José Moran, é com a criação de oficinas, com o oferecimento de disciplinas optativas e conteúdos de autoconhecimento, resolução de problemas, atividades que estimulem o empreendedorismo e a gestão do tempo.

É importante que o Projeto de Vida possa ser desenvolvido de acordo com os quatro pilares da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO): aprender a fazer, a ser, a conhecer e a conviver.

Os professores e a direção podem criar projetos integradores de modo que essas e outras competências cognitivas e socioemocionais possam ser exercitadas, e de modo que o aluno se conheça melhor.

Os professores podem ainda desenvolver projetos que envolvam algumas práticas, tais como:

  • Storytelling
  • Narrativas
  • Utilização de jogos e games
  • Projetos interdisciplinares etc.

Isso tudo são práticas importantes para que o aluno desenvolva novas vivências e possa projetar melhor seu futuro.

Os professores podem criar diários digitais e e-portfólios para visualizar o desenvolvimento e desempenho de cada aluno.

Saiba que essas práticas devem partir de um projeto que envolva pais, gestores e a própria comunidade, além dos alunos, claro!

Enfim, neste post você viu mais a respeito das ideias do Projeto de Vida de José Moran.

O Projeto de Vida pode ajudar os alunos a enxergarem o mundo de outra perspectiva e com possibilidades de escolhas e rumo à construção de novas experiências, tanto dentro do campo pessoal como profissional deles.

Aprender a gerenciar sua vida nesses aspectos é ir evoluindo conforme as novas regras, demandas sociais e do mercado de trabalho.

Imagem: Pessoas foto criado por jcomp – br.freepik.com


Leia também:

Como criar estratégias para projetar um ambiente de aprendizagem significativa?

Compartilhe este texto!