Como trabalhar com o Repertório Cultural na prática de sala de aula?

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A cultura é o conjunto de conhecimentos, práticas e representações adquiridas por uma coletividade na história. 

A Competência Geral 3 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda a cultura a partir da ideia de “repertório cultural”

Essa competência pretende “valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural”. 

O que é Repertório Cultural? 

É a coleção de informações, vivências, práticas e opiniões que você tem. 

Isso representa o conjunto de conhecimentos acerca de artes e culturas que permitem que você se posicione construtivamente sobre um tema. 

O Repertório Cultural é composto por manifestações artístico-culturais, tais como:

  • Música
  • Dança
  • Teatro
  • Mídias digitais
  • Literatura
  • Pintura
  • Cinema
  • Artes plásticas

Valorizar e fruir 

Ter repertório cultural é saber reconhecer a importância das diversas culturas. 

A BNCC tem como um dos seus princípios o multiculturalismo

Isso não significa que você não deve ensinar a cultura ocidental aos seus alunos. 

Ao contrário, é importante que eles a compreendam como elemento inserido em um cenário global, em que as verdades são historicamente construídas. 

Além de valorizar, a Competência 3 encoraja os alunos a fruir as manifestações artísticas e culturais.

Ou seja, participar ativamente dessas práticas e apreciá-las. 

Logo, eles são chamados a se expressar e criar. 

Mais do que isso: eles são estimulados a internalizar a aprendizagem advinda das referências culturais e aplicá-la em suas realidades. 

Assim, eles construirão a sua própria identidade, estabelecendo uma sensação de pertencimento com alguma comunidade.

Alteridade 

Esse é o conceito que representa o reconhecimento e percebimento do outro. 

Ele é fundamental para compreender a Competência 3 da BNCC. 

Em suma, a partir do contato com diversas manifestações culturais, busca-se disseminar o respeito às diferenças

Contudo, esse contato não é o suficiente para alcançar plenamente a alteridade. 

Os seus alunos devem ter uma reflexão sensível e crítica sobre as manifestações e estarem dispostos a construir, com autonomia, trocas culturais que dialoguem com as diversidades (veja mais aqui no portal da Professus21). 

Enfim, ter um bom repertório cultural faz com que você se afaste de uma visão única de mundo que frequentemente é etnocêntrica e reproduz estereótipos. 

Cabe a você trabalhar essa formação humana com os alunos a fim de desconstruir esses preconceitos. 

Repertório cultural na prática 

As disciplinas mais relacionadas à Competência 3 são Artes e Ciências Humanas (BNCC, pp. 40, 198, 357, 490, 566). 

Sugerimos que você organize uma visita a uma exposição de arte! 

De preferência, uma exposição afro-brasileira ou indígena, pois são formadoras do patrimônio cultural brasileiro e construtoras da identidade nacional.

Reiteramos que não basta que os seus alunos tenham contato com as manifestações culturais da exposição. 

Eles devem fruir, apreciar, criticar e debater as temáticas ali desenvolvidas. 

Ao problematizar o seu repertório cultural, os alunos perceberão que as culturas estão em movimento, assim como a interpretação acerca delas.

Equipe Professus21

Imagem: People photo created by freepik – www.freepik.com


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