Como transformar a educação? [vídeo]

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Olá, Professor e Professora! Hoje vamos fazer uma abordagem sobre como transformar a educação, considerando as competências necessárias que a Escola deve desenvolver e potencializar para o cidadão do século XXI.

A transformação da educação!
A transformação pela educação!

É fácil buscar a transformação? É simples? Não. 

Sabemos que fazer a ruptura com o tradicional não é simples.

Mas como preparar cidadãos do século XXI?

Muito se diz da busca para as transformações que melhorem a qualidade da educação brasileira.

Mas como esses processos acontecem? 

Muitos exemplos de inovação na educação vêm sendo demonstrados e o que se percebe é o impacto de ações aparentemente simples, mas essencialmente inspiradoras, que interagem e contagiam, provocando um sentimento de pertencimento e engajamento, implicando múltiplus olhares e novas ideias.

Assim, a inovação vai acontecendo e conquistando as novas gerações.

Mas não há uma fórmula mágica, uma receita pronta a serem acionadas para proporcionar a transformação da educação;

Então, vamos transformar a educação? 

Como pode acontecer a transformação da educação?

Quais os caminhos, os desafios, os passos?

Quais são os procedimentos e processos?

Por que mudar?

A era digital chegou! Portanto, inovar é preciso!

A escola precisa mudar porque o mundo muda continuamente e a dinâmica da vida exige novas posturas e avanços.

Quais são as competências necessárias que a Escola deve desenvolver e potencializar para o cidadão do século XXI?

São as competências intelectuais e as necessárias competências cognitivas, interpessoais e intrapessoais. 

No mundo tecnológico, não há espaço para uma escola que atue somente com as competências básicas, ou seja, faz-se necessário atuar com competências que compreendam:

Inovação, 

Razão e argumentação

Habilidade de escutar

Interpretação

Aprendizado adaptativo

Comunicação 

Alfabetização em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) 

Pensamento crítico

Capacidade de resolver problemas 

Criatividade

Poder de tomar decisões

Função executiva

Além das competências cognitivas, acima, são imprescindíveis as interpessoais nos seguintes domínios:

Negociação

Cooperação

Influência social

Comunicação assertiva

Autoapresentação

Trabalho em equipe

Responsabilidade

Valorização para a diversidade

Resolução de conflitos

Automonitoramento

Liderança

Adaptação e, a tão necessária: EMPATIA.

Não poderia deixar de contemplar as competências intrapessoais:

Cidadania

Integridade

Responsabilidade

Produtividade

Autodidatismo

Profissionalismo e ética

Valorização da arte  e da cultura

Interesse intelectual

Autocuidado

Metacognição

Consciência

Flexibilidade

Iniciativa

Determinação

Perseverança

É tempo de travessia e de transformar(ação)! 
A prática pedagógica inovadora não espera o futuro, ela é do aqui e agora!!!

Então, vamos inovar? Transformação!!!

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