Cultura Digital: conheça a importância do incentivo ao letramento digital

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A Cultura Digital ocasionou importantes transformações no mundo e ainda o faz. 

De fato, a nossa sociedade funciona por causa da tecnologia. 

É por isso que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) designou a Cultura Digital como a Competência Geral 5.

Veja na íntegra: 

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.

Cultura Digital e Escolar

Primeiramente, a Cultura Digital é atrativa aos jovens e de fácil acessibilidade.

Contudo, no que cabe à escola, é importante que ela não abandone as formas tradicionais de letramento, como a escrita e a oral.

O incentivo ao letramento digital deve vir para somar aos métodos pedagógicos, com o objetivo de tornar o aluno fluente em tecnologia. 

Dominar a Cultura Digital é também conhecer os seus meios de processamento, distribuição, armazenamento e codificação das informações. 

Manuseio consciente 

A Cultura Digital difere em parte da escolar pois privilegia o imediatismo, a popularidade e a “viralização” de informações, nem sempre fidedignas.  

A escola deve participar desse debate.

Você tem de educar os seus alunos a fazerem um uso consciente dessas tecnologias.

Isso remete ao conceito de curadoria.

Os alunos não podem simplesmente consumir um conteúdo. 

É fundamental que reflitam sobre o seu sentido, problematizem a sua origem e questionem a sua veracidade. 

A Competência 5 os estimula a buscar essa informação criticamente nos meios digitais, considerando que a tecnologia contém perigos aos quais eles devem atentar.

Dessa forma, eles poderão trabalhar a cultura digital eticamente, compromissados com os direitos humanos

Protagonismo e autoria 

A Cultura Digital tem uma imensa influência na sociedade. 

Assim, a Competência 5 convida os estudantes a protagonizarem esse processo. 

Note que eles não são somente consumidores dessas informações digitais.

Eles são produtores

Assim, eles são instigados a utilizar essas tecnologias para discutir e resolver os problemas relevantes do seu entorno, com raciocínio lógico e pensamento computacional. 

Isso significa ter criatividade para criar e alterar conteúdos que tenham consequência sobre as suas vidas. 

Logo, isso requer uma utilização criteriosa dos instrumentos multimídia da cultura digital. 

Outra implicação é a necessidade que a escola tem de incentivar a tomada de decisões complexas por parte deles, tanto individualmente quanto colaborativamente. 

A Competência 5 em sala de aula 

Enfim, apesar de transversal, a Competência 5 dialoga melhor com o campo das Linguagens (BNCC, pp. 65, 87, 490). 

Sugerimos para você utilizar a ferramenta Google Classroom para trabalhá-la na aula.

Com ela, você terá um ambiente virtual no qual eles postarão e editarão diversos tipos de conteúdo, além de compartilhar opiniões no fórum (saiba mais sobre esse tipo de metodologia aqui na Professus21).

Equipe Professus21

Imagem: Educação foto criado por freepik – br.freepik.com


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