Hoje, quem é da área da educação sabe o quanto é um desafio manter os alunos engajados no processo de ensino-aprendizagem, e a metodologia do design thinking pode ser uma alternativa para essa condição.
Por meio da metodologia do design thinking, é possível criar aulas mais criativas e inovadoras, fugindo das aulas tradicionais que, muitas vezes, desestimulam os alunos que estão, a cada dia, mais conectados às possibilidades trazidas pela tecnologia.
Por isso, neste artigo, você vai aprender mais sobre a metodologia do design thinking nas escolas.
O que é design thinking?
A metodologia do design thinking ajuda na criação de ideias, e em como estruturá-las em sala de aula, isso para resolver possíveis problemas colocados pelos educadores.
A abordagem do design thinking possibilita um movimento cognitivo aberto no sentido de explorarmos novas possibilidades acerca do que está sendo debatido no contexto das escolas.
Trata-se de criar uma cultura de pensamento criativo, de modo a desenvolver a comunicação, a troca de experiência, cooperação e o pensamento crítico para se chegar a um aprendizado mais rico.
A metodologia foi criada por Tim Brown, da IDEO, empresa referência na criação de novas soluções. Ela está localizada nos EUA.
No processo de criação de qualquer solução nessa empresa de design, as ideias são colocadas de forma colaborativa por pessoas de diferentes formações e profissões.
Com esse olhar misto, é possível se chegar a uma solução mais criativa e viável.
Como o design thinking pode colaborar na educação
Com essa proposta, é possível integrar a família, os estudantes, educadores e a gestão no sentido de melhorarem o projeto pedagógico da escola e oferecer um ensino mais rico aos alunos.
As etapas do design thinking são:
Exercite a empatia:
É um exercício que ajuda a compreender as necessidades e motivações da comunidade escolar e seus pontos de vistas.
Identifique a origem do problema
Após a etapa anterior, busque especificar a origem do problema e a estabelecer a principal oportunidade.
Trata-se de buscar um processo reflexivo e criativo de forma a se ter soluções viáveis para uma situação.
Gere ideias para a situação colocada
Essa etapa diz respeito à criação de soluções que responda às questões formuladas na etapa anterior.
Deixe as ideias de todos os participantes fluírem e sem julgamentos.
Depois disso, analise as soluções mais viáveis para a realidade da escola.
Então, abra uma discussão colaborativa.
Estruture e valide a ideias
Nessa etapa, é como se a escola criasse o protótipo da ideia mais viável escolhida na etapa anterior, ou seja, valide as ideias dos estudantes criando um protótipo.
Procure compreender como o participante se sente em relação a solução, e como a experiência foi positiva para o seu processo de aprendizagem.
Nessa fase, não deixe de jogar questões como: “como isso poderia ser diferente?” A partir daí, parta para evoluções no processo criativo.
Enfim, neste post você viu sobre o processo de design thinking para a criação de aulas mais criativas e inovadoras.
Essa metodologia pode fazer a diferença no processo de aprendizagem dos alunos e promover uma cultura da inovação na realidade da escola.
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