A escola busca trabalhar não somente as habilidades cognitivas dos alunos, mas também as socioemocionais. Dessas últimas, destacam-se a empatia e cooperação.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as alocou na Competência Geral 9, assim explicada: “Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza”.
Empatia
Ter empatia é compreender o sentimento alheio pela perspectiva do outro, com atenção e tolerância.
Essa postura é enfatizada pela BNCC aos alunos, que inclui também outras virtudes:
- Respeito
- Saber escutar
- Solução pacífica de conflitos
- Diálogo
- Abertura a pontos de vista diferentes
A Competência 9 tem o objetivo de desenvolver uma educação integral, voltada para o seu acolhimento.
Isso significa aprimorar os estudantes enquanto pessoas, com o intuito de despertar a vontade de promover os direitos humanos e agir eticamente.
Ademais, a empatia também acarreta confrontar atitudes que a anulam, como o preconceito e todo tipo de discriminação.
Cooperação
Os alunos são seres sociais e aprendem em aula, com o restante da turma.
Assim, a cooperação é fundamental para a aprendizagem: tanto com os outros alunos quanto com o professor.
A Competência 9 estimula a habilidade de atuar em grupo, com interações construtivas e seguindo regras de convívio social.
Logo, eles conseguirão atingir a aprendizagem colaborativa.
Estudar, em equipes, permite que aprendam uns com os outros, possibilitando o enfrentamento de desafios.
O desenvolvimento dessa habilidade de cooperação também será valioso no futuro, quando ingressarem no mercado de trabalho.
Diversidade
Como mencionamos, a empatia e cooperação têm como princípio a convivência com o diferente.
Os estudantes provêm de ambientes, culturas e realidades distintas, aspecto que pode promover um ambiente de aprendizagem enriquecedor. Cabe a eles respeitar e valorizar essa diversidade.
Isso os tornará protagonistas tanto da construção do conhecimento na aula quanto da demonstração de atitudes éticas fora dela.
A formação ética imbuída na Competência 9 dialoga muito bem com as Ciências Humanas (BNCC, pp. 357, 402, 570).
Uma maneira de você trabalhar a empatia e a cooperação com os seus alunos é organizar uma visita pedagógica a alguma comunidade “marginalizada” ou propor rodas de conversas sobre temas referentes a minorias, historicamente, discriminadas e afligidas pela desigualdade social.
O conhecimento poderia relativizar costumes e desnaturalizar condutas que violam os direitos humanos, demonstrando mais empatia com o próximo. Além disso, perceberiam a necessidade de cooperação para solucionar problemas complexos.
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