O Ensino Híbrido é uma perspectiva de ensino que combina diferentes técnicas de instruções presenciais com instruções online.
Além disso, propõe a criação de ambientes personalizados de ensino/aprendizagem.
O propósito principal é trazer o melhor da escola tradicional e mesclar com o poder transformador do aprendizado online.
Como o Ensino Híbrido torna a experiência de aprendizagem melhor?
Gostaríamos de enumerar quatro aspectos que julgamos importante:
1º – Os alunos tendem a ficar mais envolvidos com a variedade de tipos de materiais selecionado para um determinado conteúdo ou unidade.
As videoaulas têm sido um dos recursos mais utilizados, especialmente, porque possibilitam que o aluno tenha controle no ritmo de aprendizagem.
Mas o acesso à rede viabiliza contato com outros recursos como laboratórios virtuais, animações, simulações, games, áudios, dentre uma gama de possibilidades.
2º – Alunos diferentes, demanda estilo de aprendizagem diferente.
O aprendizado híbrido permite que os alunos acessem os conteúdos de casa.
Nesse caso, terão seu próprio tempo e lugar para assimilá-los sem a pressão de acompanhar o resto da turma, no tempo determinado pelo professor.
O aluno pode rever o conteúdo quantas vezes for necessário e dedicar mais atenção aos conteúdos que ele apresentar maiores dificuldades.
Do mesmo modo, terá tempo para identificar dúvidas que poderão ser sanadas em sala de aula.
Assim, na sala de aula o professor preparará outras tarefas ou trabalhos, combinando atividades coletivas e individuais, no qual se concentrará na profundidade e aplicação de conceitos para ensinar habilidades cognitivas e socioemocionais propostas para a aula.
3º- O professor avalia constantemente as necessidades do aluno
Nessa abordagem, o professor tem acesso a maiores informações sobre as necessidades do aluno.
Isso permite atualizar e ajustar o material de acordo com as dificuldades apresentadas.
As próprias dúvidas trazidas para a sala de aula sinalizam para o professor quais temas os alunos apresentam maiores dificuldades.
E também servem como indicadores de que atividades selecionar para a sala de aula.
4º – As salas de aulas são ambientes de trocas sociais
Os métodos usados na implementação do ensino híbrido promovem o envolvimento dos alunos em atividades que exigem deles colaboração, cooperação, desenvolvimento de trabalho em equipe, pensamento criativo, argumentação sistemática, desenvolvimento do senso crítico, dentre outras habilidades essenciais capazes de preparar os alunos para prosperar nos estudos e na vida.
Nessa perspectiva, Silva e Camargo (2015)*, sobre o Ensino Híbrido, afirmam que não se trata de buscar efeitos especiais para as aulas, mas pelo contrário “é empoderar o aluno das habilidades que o tornarão protagonista de seu processo de aprendizagem”.
Assim, o que está em pauta é uma mudança de paradigma na aprendizagem que nos força a aumentar a compreensão sobre como os alunos aprendem hoje, quais mídias eles usam e de que modo essas ferramentas tecnológicas poderão atender a demanda da educação contemporânea.

*O livro Ensino Híbrido – Personalização e Tecnologia na Educação, organizado por Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), fruto do trabalho realizado pelo Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, projeto desenvolvido por esses pesquisadores em parceria com o Instituto Península e com a Fundação Lemann com apoio do Instituto Clayton Christensen, apresenta reflexões esclarecedoras e estimulantes sobre essa abordagem.
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