Etapa da Descoberta do Design Thinking para o desenvolvimento de Projetos de Vida

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Etapa de descoberta – auxilie seus estudantes a buscar uma compreensão profunda de si mesmo e das necessidades e desejos que tem para vida.

O Design Thinking é uma metodologia que tem sido utilizada para o desenvolvimento de projetos de vida nas escolas. Com ele, os alunos ficam completamente envolvidos no processo, o que ajuda a diminuir a resistência que muitos estudantes têm com a implementação de Projetos de Vida nas escolas, especialmente as públicas.

Neste artigo, apresentaremos o passo número 01 de 05 passos do Design Thinking (assista ao primeiro vídeo da série aqui). Esse primeiro passo é o momento de descoberta, de imersão, de insights, e o foco está no autoconhecimento dos estudantes, auxiliando-os na reflexão sobre seus sonhos, suas ambições e aquilo que desejam para as suas vidas.

Para começar, é preciso fazer algumas perguntas-chave: Como vão as coisas? Onde estou? É realmente importante que esse exercício seja feito de forma holística, porque está tudo conectado. Vida pessoal, carreira, educação, relações sociais e familiares: todas essas esferas se relacionam e interferem umas nas outras.

O conceito de Projeto de Vida tem sido associado equivocadamente às escolhas profissionais. Contudo, apesar de o trabalho/a profissão ser um aspecto muito importante das nossas vidas, ele não nos define integralmente. O projeto de vida é entendido nas suas múltiplas dimensões – pessoal, social, profissional. 

Para ajudar os alunos a desenvolverem essa etapa de autoconhecimento, o professor pode lançar mão de várias atividades, como a roda da vida, a roda de histórias e o painel de inspirações ou mood board.

Roda da Vida

A roda da vida é um sistema de avaliação pessoal separada em áreas. Uma área pode interferir na outra de forma positiva ou negativa. Essa roda da vida é preenchida com uma nota de 1 a 10 para cada área e, na sequência, o professor encoraja os alunos, em grupos, a conversar sobre a sua avaliação.

Essa avaliação promove uma autoreflexão sobre o balanceamento da vida, o que está legal e o que não. Este exercício mostrará um diagnóstico sobre o equilíbrio entre a qualidade da vida, pessoal, profissional e relacionamentos; revelando ao estudante como ele está. 

O próximo passo, então, é conversar com outros sobre o diagnóstico. É necessário se aproximar de múltiplas ideias. Neste momento, o professor poderá promover rodas de conversa entre os alunos, tentando realizar um trabalho colaborativo que gere, também, empatia e aprendizados que, muitas vezes, seria impossível conseguir sozinho.

Roda de História

A roda de histórias é uma metodologia criada pelo Instituto Museu da Pessoa, localizado na cidade de São Paulo. O museu tem como acervo principal histórias de vidas de pessoas diversas.

Para se ter uma história guardada nesse museu, basta acessá-lo e fazer o registro em vídeo, áudio ou por escrito da sua história. As lembranças das pessoas são registradas e compõem uma rede colaborativa sobre a nossa memória social.

Essa metodologia promove o autoconhecimento e a empatia e o respeito com a história do outro.

Painel de inspirações ou “mood board”

A metodologia de painel de inspirações, também conhecida como “mood board”, é uma ferramenta utilizada para criar um painel visual que ajuda a transmitir ideias, conceitos ou sentimentos em um projeto de vida. Antes de começar a criar o painel de inspirações, é importante que os alunos tenham uma ideia clara do que desejam alcançar em suas vidas. Isso pode incluir objetivos de carreira, metas pessoais, sonhos e aspirações.

Na sequência, os alunos procuram imagens que representem seus objetivos de vida. Essas imagens podem ser encontradas em revistas, jornais, livros, na internet, entre outras fontes.

É importante que as imagens escolhidas sejam significativas e reflitam os objetivos de vida de cada aluno. Depois disso, é só organizar as imagens coletadas em um painel de inspirações.

Isso pode ser feito usando um mural, cartolina ou mesmo um documento digital. 

Por fim, o professor poderá promover uma discussão em grupo sobre as imagens escolhidas e como elas se relacionam com os objetivos de vida de cada aluno. 

Assista ao vídeo 1 – Projeto de Vida com Design Thinking: Conheça 5 etapas! – dessa série aqui e não esqueça de seguir o nosso canal.

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