Olá, professor e professora! Precisamos falar sobre a importância da inclusão escolar.
Inclusão é um conjunto de ações que promovem oportunidade de acesso a benefícios e direitos sociais a pessoas com necessidades específicas.
O Atendimento Especializado é uma modalidade de ensino previsto na Constituição Federal na lei de Diretrizes e Base, que assegura pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas com necessidades educacionais específicas.
Entretanto, a concretização desse ideal está longe de ocorrer em nossas salas de aulas. Isso se deve por diversos motivos.
Um deles, que queremos focar aqui, trata-se da dificuldade de adaptação de material para a inclusão desses estudantes.
Em linhas gerais, a adaptação curricular tem um papel fundamental no desenvolvimento do aluno.
E perpassa todo o período escolar, da educação infantil a educação superior.
Existem dois tipos de adaptações
- Adaptação de Grande Porte
- Adaptação de Pequeno Porte.
A Adaptação de Grande Porte depende do sistema educacional, legislações, órgãos oficiais que autorizam procedimentos e modificações arquitetônicas e obras de adaptação estrutural.
São também adaptações de Grande Porte, a terminalidade e a certificação específica no histórico escolar de alunos do AEE.
Aquele aluno que necessitou de adaptações em seu currículo escolar durante sua formação terá seu diploma também adaptado e essas normas fazem parte desse grupo.
Já as Adaptações de Pequeno Porte são realizadas pelas instituições de ensino para promover a aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais.
Todo tipo de adequação que devemos fazer quando o aluno não aprende com o grupo do qual está inserido.
Cabe ao docente e a equipe pedagógica, oferecerem formas alternativas para ensinar e construir o conhecimento.
Essas adaptações podem ser passageiras ou definitivas.
Passageiras quando um aluno está, momentaneamente, impedido de realizar as atividades escolares, assim as adaptações serão realizadas por um tempo determinado.
Já as Definitivas, são feitas quando o aluno tem uma limitação permanente.
Quais os tipos de adaptações que devemos fazer?
- Modificar matérias, eliminar, aumentar e diminuir, dependendo da necessidade desse aluno.
- Modificar objetivos, estratégias e recursos didáticos.
- Alterar o tempo de realização das atividades e das avaliações.
- Modificar o formato das avaliações.
E quais são os alunos que precisam de adaptação curricular?
- O aluno estrangeiro, que ainda não se apropriou da língua portuguesa e da cultura vigente do país;
- Que possui deficiência intelectual;
- O aluno com TEA;
- Aluno com transtorno de linguagem, com deficiência físicas, com deficiências sensoriais;
- Alunos com transtornos psiquiátricos;
- E alunos com super dotação também podem necessitar de algum tipo de adaptação curricular.
A partir de então, convidamos vocês para nos acompanhar aqui no canal da Professus21.
Temos certeza que algumas partilhas que faremos poderão ser contribuições muito importantes que ajudarão muitas crianças e jovens serem incluídos de fato no processo educacional.
Além disso, darão a vocês uma satisfação pessoal que os impulsionará a seguir sempre em frente na luta por uma educação de qualidade e inclusiva.
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