A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) selecionou a argumentação para ser a sua Competência Geral 7.
Ela está assim descrita: “Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta”.
Etapas da argumentação
Geralmente, a argumentação envolve:
- Sustentação
- Refutação
- Contra-argumentação
- Negociação
É necessário que esse encadeamento de ideias tenha um nexo.
Desde a Educação Infantil, a BNCC sugere “Argumentar e relatar fatos oralmente, em sequência temporal e causal, organizando e adequando sua fala ao contexto em que é produzida” (BNCC, p. 55).
Cabe ressaltar que a Competência 7 abrange os diferentes tipos de linguagem que os alunos podem utilizar: escrita, oral, digital, dentre outras.
Podemos incluir, também, a argumentação matemática e científica, a qual enfatiza a aprendizagem por evidências, conjecturas e justificativas.
Embasamento
A Competência 7 prevê que a argumentação dos alunos precisa ter substância. Ou seja, com dados, fatos e informações confiáveis!
Esse princípio é muito importante no nosso mundo, no qual mentiras e fake news são rapidamente disseminadas.
Ela também é relevante, pois vivemos em um contexto conflitivo, no qual muitos discutem temas sem ter o mínimo conhecimento sobre eles.
Ela também pressupõe a abertura ao contraditório e reconhecer quando se está errado.
Nesse sentido, a divergência de opiniões e o estabelecimento de réplicas e tréplicas são abarcados por essa competência.
Espírito propositivo
Você pode notar no texto da Competência 7 que os alunos são convidados a intervir, propositivamente, na sociedade.
Isso significa ter apreço pelos direitos humanos, pelo meio ambiente, pela ética e pelo consumo consciente.
Essa competência estimula os estudantes a, pelo poder da palavra, solucionar problemas que afligem a sociedade.
Além disso, a sensibilidade nas interações sociais que incluem a argumentação também é ressaltada, principalmente as vivenciadas na escola.
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