Transforme a vida dos seus alunos com Design Thinking: fase 3

Compartilhe este texto!

Desperte a criatividade do seu aluno e o ajude a construir o seu projeto de vida: um passo a passo de como aplicar a fase de ideação proposta pela metodologia ativa Design Thinking.

Projeto de Vida Professus21

Bill Burnett e Dave Evans são os autores do livro “Designing Your Life”, que apresenta um método baseado em design thinking para ajudar as pessoas a criar projetos de vidas mais satisfatórios e significativos.  Neste artigo, apresentaremos a fase 3, chamada de  ideação.  Essa etapa, conforme os autores, é  importante no processo de design thinking, na qual se busca gerar uma grande quantidade de ideias para solucionar um problema ou alcançar um objetivo do projeto de vida.

A fase de ideação deve seguir algumas regras básicas:

  1. Não julgar as ideias: O objetivo da fase de ideação é gerar o maior número possível de ideias, por mais estranhas ou improváveis que pareçam. Portanto, não se deve julgar as ideias nesta fase, mas sim anotá-las e registrá-las.
  2. Gerar muitas ideias: Quanto mais ideias forem geradas, maiores serão as chances de encontrar uma solução realmente inovadora e eficaz para o problema em questão. Por isso, é importante encorajar a criatividade e a imaginação dos estudantes nessa fase.
  3. Diversificar as ideias: As ideias devem vir de diferentes fontes e perspectivas, incluindo as mais inusitadas e fora do comum. Quanto mais diversificadas forem as ideias, maior será a possibilidade de encontrar uma solução criativa e original.
  4. Combinar e melhorar as ideias: Na fase de ideação, não se espera que todas as ideias geradas sejam perfeitas ou totalmente aplicáveis. Por isso, é importante combinar as ideias, fazer modificações e melhorias, e encontrar formas de torná-las mais práticas e viáveis.

Em resumo, a fase de ideação no design thinking é uma etapa de abertura e liberdade criativa, na qual se busca gerar uma grande quantidade de ideias, sem julgamento ou restrições, para solucionar um problema ou alcançar um objetivo.

Esses autores propõem diversas atividades para realizar um brainstorm durante a fase de ideação no processo de design thinking. Algumas dessas atividades são:

  1. Brainstorm individual: Nesta atividade, cada aluno gera o maior número possível de ideias individualmente, sem compartilhá-las com os outros colegas. Depois, as ideias são combinadas e organizadas em grupo.
  2. Brainstorm em grupo: Nesta atividade, os alunos se reúnem em grupo e geram ideias em conjunto, encorajando a criatividade e a participação de todos.
  3. Mapa Mental: O Mapa Mental é uma técnica visual que consiste em mapear ideias a partir de um tema central, criando um mapa de conceitos e ideias relacionadas.
  4. Role-playing: O role-playing consiste em assumir o papel de outra pessoa ou personagem para gerar novas perspectivas e ideias. 

Essas são apenas algumas das atividades propostas pelos professores para realizar um brainstorm durante a fase de ideação no processo de design thinking. O importante é buscar atividades que estimulem a criatividade e a participação de todos os envolvidos, e que permitam gerar uma grande quantidade de ideias.

Veja os primeiros vídeos dessa série aqui.

Não esqueça de seguir o nosso canal para mais novidades.

Compartilhe este texto!