Transforme os sonhos dos seus alunos em realidade: aprenda a ajudá-los a prototipar seus projetos de vida com Design Thinking: fase 4

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Queremos compartilhar com vocês uma abordagem incrível para ajudar seus alunos a transformarem seus propósitos de vida em realidade. Você já ouviu falar em prototipagem no contexto da educação? Não? Então, prepare-se para descobrir como o Design Thinking pode ser uma ferramenta poderosa nesse processo.

A fase de prototipagem é uma das etapas cruciais do processo de Design Thinking, e é nela que as ideias ganham forma e se transformam em protótipos tangíveis. Por que isso é importante? Bem, prototipar permite que seus alunos façam as perguntas certas, expressem suas suposições e tendências latentes, além de impulsionar o caminho que desejam trilhar. Além disso, a prototipagem também promove empatia e um maior entendimento de si mesmos e dos outros. A seguir, descrevemos detalhadamente cada etapa do processo de prototipagem:

Etapa 1: Selecionar as ideias para prototipagem. Durante a fase de ideação, muitas ideias serão geradas. É importante selecionar aquelas que parecem mais promissoras para serem prototipadas. Escolha as ideias que atendem melhor às necessidades e desejos de seus alunos, que solucionam os problemas propostos e que são viáveis em termos de recursos disponíveis.

Etapa 2: Definir o objetivo do protótipo antes de começar a prototipagem. Pense na dimensão profissional: ele servirá para visualizar uma profissão específica? Experimentar um ambiente de trabalho? Criar um plano de estudo? Ter um objetivo claro ajudará a orientar o processo de prototipagem e determinar o que precisa ser testado.

Etapa 3: Escolher o tipo de protótipo. Existem vários tipos de protótipos, desde os simples, feitos com papel e caneta, até os digitais e interativos. Escolha o tipo de protótipo que melhor se adequa ao projeto de vida dos alunos e aos recursos disponíveis. Lembre-se de que o objetivo é testar a ideia, não criar uma versão final do projeto.

Etapa 4: Criar o protótipo. Com o objetivo do protótipo definido, é hora de colocar a mão na massa e criar! Utilize materiais simples e acessíveis, como papel, cartolina, argila ou ferramentas digitais, dependendo do tipo de protótipo escolhido. O importante é criar uma representação tangível da ideia que possa ser testada e aprimorada.

Etapa 5: Testar o protótipo. Após a criação do protótipo, é hora de testá-lo junto com seus colaboradores, como o professor e os colegas. Observe atentamente como eles interagem com o protótipo e registre todas as observações e comentários relevantes.

Etapa 6: Refinar o protótipo. Com base no feedback recebido, é hora de refinar o protótipo. Através desse processo iterativo, você poderá escolher o melhor caminho para ajudar seus alunos a alcançarem seus propósitos. Repita o ciclo de testes e refinamentos quantas vezes forem necessárias para criar um protótipo que atenda às necessidades dos estudantes e solucione o problema proposto.

Em seu livro “Designing Your Life”, Bill Burnett e Dave Evans sugerem vários tipos de protótipos que podem ser utilizados no desenvolvimento de projetos de vida. Aqui estão alguns exemplos:

  1. Protótipos de conversa Uma maneira simples e eficaz de prototipar é conversar com outras pessoas sobre os projetos de vida dos alunos. Durante essas conversas, é possível testar e refinar ideias, além de coletar feedback valioso. Você pode convidar profissionais para participarem de uma roda de conversa, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer histórias inspiradoras de pessoas que estão vivendo o que eles almejam. Essa troca de experiências permite que eles entendam como essas pessoas chegaram onde estão e adquiriram suas habilidades e conhecimentos.
  2. Protótipos de experiência Os protótipos de experiência oferecem aos alunos a oportunidade de aprender através de encontros diretos com possíveis versões futuras de si mesmos. Por exemplo, se um aluno tem o desejo de se tornar um advogado, você pode orientá-lo a acompanhar um profissional da área durante um dia de trabalho ou até mesmo realizar uma visita a um escritório de advocacia. Além disso, é possível criar experiências dentro da própria sala de aula, por meio de aulas experimentais em que os alunos podem desempenhar diferentes papéis profissionais, após pesquisarem sobre cada profissão representada. Outra ideia interessante é organizar uma mostra de profissões, na qual profissionais de diversas áreas são convidados a compartilhar suas experiências e conhecimentos.

Esses são apenas alguns exemplos de protótipos que podem ser utilizados no processo de desenvolvimento de projetos de vida. A escolha do tipo de protótipo dependerá das necessidades e objetivos específicos de cada projeto, bem como dos recursos disponíveis para sua criação.

Ao ensinar seus alunos a prototipar seus projetos de vida, você estará capacitando-os a explorar suas aspirações, questionar suposições, testar ideias e se aproximar cada vez mais de seus propósitos. O Design Thinking oferece uma abordagem prática e criativa para esse processo, permitindo que eles adquiram habilidades essenciais para enfrentar os desafios futuros. Portanto, comece a implementar essas etapas de prototipagem em suas aulas e veja seus alunos se tornarem protagonistas de suas próprias trajetórias de vida. 

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Links sugeridos:

Leia o livro “Designing Your Life” de Bill Burnett e Dave Evans para se aprofundar no assunto.

Conheça mais sobre as outras etapas do Design Thinking na produção do projeto de vida aqui.

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