4 maneiras para criar uma experiência engajadora de ensino a distância

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O coronavírus causou o fechamento generalizado das escolas por todo o país em um período ainda indeterminado. Os professores estão se esforçando para encontrar maneiras de apoiar os alunos por meio do ensino a distância (aprendizado on-line).

Se você está se sentindo frustrado por essa tarefa, que em alguma medida, é de fato assustadora, certamente não está sozinho.

Como nós, você provavelmente agora está sendo inundado por e-mails, links sobre recursos e compartilhamentos de mídia social que oferecem acesso à programação educacional para aprendizado em casa.

Alguns também estão desenvolvendo diretrizes de aprendizagem a distância exigidas pela sua escola. 

Como ensinar a distância?

As famílias de seus alunos estão se esforçando para descobrir como  trabalhar em casa, os chamados trabalhos remotos, cuidar de suas crianças, preocupar com questões como suprimentos  ou o que ensinar para os seus filhos, enquanto aguardam informações da escola sobre o aprendizado em casa.

E você tem sua própria vida e família para cuidar.

Saiba que quase todos os professores estão no mesmo barco.

Como resultado disso, temos observado a concentração de uma enorme comunidade de aprendizado profissional surgir com o objetivo de fornecer aos professores e pais atividades que os alunos podem fazer para continuar o vínculo com a escola e não perder a motivação de querer continuar aprendendo.

A equipe da Professus21 também faz parte dessa grande comunidade e, hoje, nós elaboramos a partir de estudos algumas orientações que podem ajudá-los a criar uma experiência de ensino a distância e envolvente para seus alunos.

1. Simplicidade

Todo professor sabe como é explicar novas instruções para os alunos.

Geralmente, começa com um grupo inteiro de instruções, seguido por um fluxo de perguntas dos alunos para esclarecimento de dúvidas sobre a atividade. Processo facilitado pela interação face a face.

Essa interação é  um dos grandes desafios do ensino a distância, pois você e seus alunos não estão mais na mesma sala para enfrentar coletivamente as possíveis dúvidas.

Em vez disso, a maior parte do tempo de aprendizado será, inevitavelmente, impulsionada por tarefas que exigem um alto nível de autodireção.

Como resultado, a simplicidade é fundamental.

É fundamental projetar experiências de ensino a distância que tenham instruções muito claras e utilizem apenas um ou dois recursos.

Além disso, quando possível, fornecer recursos como leituras em PDF que os alunos possam acessar sempre que necessário.

2. Estabelecer uma base digital

Nesse espírito da simplicidade, é vital ter uma base digital para seus alunos.

Pode ser um sistema de gerenciamento de aprendizado como o canva ou o Google Classroom.

Nós recomendamos, fortemente, o Google Classroom, por ser uma ferramenta simples e fácil de configurar, inclusive vocês poderão acessar, gratuitamente, um curso sobre essa ferramenta em nosso canal.

Você precisa de uma plataforma digital única que seus alunos sempre possam visitar para obter as informações mais recentes e atualizadas.

Pode ser tentador pular entre todos os aplicativos legais de edtech existentes – especialmente, porque muitos deles estão oferecendo serviços gratuitos no momento -, mas a simplicidade e a familiaridade são inestimáveis. 

Os alunos precisam se sentir confortáveis ​​indo ao mesmo local para acessar as mesmas ferramentas.

Quanto mais longe você estiver de seus alunos, mais importante será cultivar a estabilidade e praticar normas.

3. Priorize tarefas mais longas

A eficiência é fundamental ao projetar experiências de ensino a distância.

O planejamento levará mais tempo e exigirá um alto nível de atenção aos detalhes.

Você não poderá corrigir erros em tempo real ou traçar estratégias para o buscar o engajamento da turma.

Para gerenciar efetivamente seu tempo, você deve priorizar tarefas mais longas, auto instrutivas, que darão tempo para continuar planejando futuras unidades – e que possibilitem, também, aos alunos trabalharem offline. 

Concentre-se na construção de projetos de longo prazo, que os alunos tenham autonomia e um conjunto claro de pontos de verificação e prazos que precisam ser cumpridos. 

Quando possível, crie oportunidades para os alunos discutirem o que estão aprendendo com suas famílias e inclua um elemento de escolha do aluno para realmente criar engajamento. 

A exemplo disso, poderíamos citar projetos desenvolvidos, na educação infantil, na área de ciência, que objetivasse tornar a ciência concreta e proporcionasse uma experiência em que as crianças possam fazer ou observar algo baseado em questionamentos. Tais como:

  • experimentos com sementes;
  • projetos de compostagens;
  • projetos de reprodução de um vegetal;
  • dentre outros.

4. Atendimento personalizado

O que seus alunos mais sentirão falta é a conexão humana que é cultivada em sua sala de aula.

Para isso, crie uma estrutura e atenha-se a ela.

Seus alunos verão seu investimento e saberão que você se importa com eles. 

Você pode criar esses pontos de contato por qualquer meio que desejar:

  • e-mails;
  • mensagens de vídeo;
  • mensagens pelo WhatsApp;
  • comentários em documentos compartilhados;
  • etc.

É importante ter em mente que não é uma tarefa fácil cultivar uma experiência envolvente de aprendizado a distância.

Leva tempo e, minimamente, muita paciência. 

Se você está iniciando seus primeiros passos na educação a distância, provavelmente se sentirá como um professor iniciante novamente.

Está tudo certo!

Enfrente os desafios passo a passo, mantenha seus alunos atualizados sobre seu progresso e mantenha-se positivo. 

Você consegue fazer isso!

Matéria adaptada do original em “4 Tips for Teachers Shifting to Teaching Online“(Edutopia.org)

Leia também: Ensino recíproco: eficiente técnica para compreensão de textos (infográfico)

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