5 passos para desenvolver um projeto de vida eficiente

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Um guia para professores da educação básica utilizarem a abordagem metodológica de Design Thinking para criar aulas dinâmicas e engajadoras e auxiliar os seus alunos a planejar um futuro promissor em seus projetos de vida.

Professus21 – Março de 2023

O projeto de vida é uma abordagem inovadora no ensino e tem sido incentivado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem como objetivo ajudar os estudantes a idealizarem a própria vida, terem consciência da responsabilidade social e descobrirem a si mesmos e ao meio em que vivem. No entanto, muitos professores enfrentam dificuldades em executar essa abordagem. Neste artigo, apresentamos a metodologia Design Thinking como uma abordagem inovadora que tem favorecido um trabalho produtivo na implementação de Projetos de Vida na educação básica.

O Design Thinking é uma estratégia que consiste em resolver problemas do mundo real. Bill Burnett e Dave Evans, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, propuseram a aplicação do Design Thinking como uma ferramenta para planejar a vida. Essa proposta está descrita no livro Desenhando sua vida, em tradução literal, por meio do design thinking.

Esse pensamento de design tem sido adotado por muitos educadores em todo o mundo, pois possibilita um processo de ensino e aprendizagem eficaz que resulta em altos níveis de engajamento e desenvolvimento dos alunos.

Para utilizar o Design Thinking na implementação do Projeto de Vida, são necessárias cinco etapas:

  1. Etapa da Descoberta: essa etapa é focada no autoconhecimento dos alunos, permitindo que descubram onde estão e quais problemas precisam resolver. É a fase do “você está aqui”. É importante que os estudantes explorem sua própria vida, seus desejos, potencialidades e fragilidades em várias áreas de suas vidas.
  2. Etapa da Interpretação: com as informações coletadas na etapa anterior, é preciso analisar e categorizá-las para construir uma bússola. A literatura sobre Design e Psicologia Positiva sugerem que uma vida coerente é aquela em que a pessoa consegue ligar os pontos entre três coisas: quem é, no que acredita e o que está fazendo.
  3. Etapa da Ideação: nesta etapa, os alunos devem gerar ideias para resolver os problemas identificados na etapa anterior. Eles devem pensar em soluções criativas e inovadoras para alcançar seus objetivos.
  4. Etapa da Prototipação: nesta etapa, os alunos devem construir protótipos das soluções que geraram na etapa anterior. Eles podem testar diferentes abordagens para resolver seus problemas e avaliar os resultados.
  5. Etapa da Implementação: finalmente, os alunos devem implementar as soluções que geraram. Eles devem colocar em prática seus planos de ação e avaliar os resultados para determinar se alcançaram seus objetivos ou se precisam ajustá-los no meio do caminho.

Ao utilizar o Design Thinking para implementar o Projeto de Vida na educação básica, os professores podem criar aulas mais dinâmicas e engajadoras, além de ajudar seus alunos a planejarem um futuro promissor em seus projetos de vida. Essa abordagem inovadora pode ajudar a tornar a educação mais relevante para os alunos, permitindo que eles desenvolvam habilidades essenciais para sua vida pessoal e profissional.

Assista ao vídeo abaixo sobre o tema:

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