Olá, Professor e Professora! Hoje vamos fazer uma abordagem sobre como transformar a educação, considerando as competências necessárias que a Escola deve desenvolver e potencializar para o cidadão do século XXI.
A transformação da educação!
A transformação pela educação!
É fácil buscar a transformação? É simples? Não.
Sabemos que fazer a ruptura com o tradicional não é simples.
Mas como preparar cidadãos do século XXI?
Muito se diz da busca para as transformações que melhorem a qualidade da educação brasileira.
Mas como esses processos acontecem?
Muitos exemplos de inovação na educação vêm sendo demonstrados e o que se percebe é o impacto de ações aparentemente simples, mas essencialmente inspiradoras, que interagem e contagiam, provocando um sentimento de pertencimento e engajamento, implicando múltiplus olhares e novas ideias.
Assim, a inovação vai acontecendo e conquistando as novas gerações.
Mas não há uma fórmula mágica, uma receita pronta a serem acionadas para proporcionar a transformação da educação;
Então, vamos transformar a educação?
Como pode acontecer a transformação da educação?
Quais os caminhos, os desafios, os passos?
Quais são os procedimentos e processos?
Por que mudar?
A era digital chegou! Portanto, inovar é preciso!
A escola precisa mudar porque o mundo muda continuamente e a dinâmica da vida exige novas posturas e avanços.
Quais são as competências necessárias que a Escola deve desenvolver e potencializar para o cidadão do século XXI?
São as competências intelectuais e as necessárias competências cognitivas, interpessoais e intrapessoais.
No mundo tecnológico, não há espaço para uma escola que atue somente com as competências básicas, ou seja, faz-se necessário atuar com competências que compreendam:
Inovação,
Razão e argumentação
Habilidade de escutar
Interpretação
Aprendizado adaptativo
Comunicação
Alfabetização em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
Pensamento crítico
Capacidade de resolver problemas
Criatividade
Poder de tomar decisões
Função executiva
Além das competências cognitivas, acima, são imprescindíveis as interpessoais nos seguintes domínios:
Negociação
Cooperação
Influência social
Comunicação assertiva
Autoapresentação
Trabalho em equipe
Responsabilidade
Valorização para a diversidade
Resolução de conflitos
Automonitoramento
Liderança
Adaptação e, a tão necessária: EMPATIA.
Não poderia deixar de contemplar as competências intrapessoais:
Cidadania
Integridade
Responsabilidade
Produtividade
Autodidatismo
Profissionalismo e ética
Valorização da arte e da cultura
Interesse intelectual
Autocuidado
Metacognição
Consciência
Flexibilidade
Iniciativa
Determinação
Perseverança
É tempo de travessia e de transformar(ação)!
A prática pedagógica inovadora não espera o futuro, ela é do aqui e agora!!!
Então, vamos inovar? Transformação!!!
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