Quem está envolvido na educação sabe que as formas de avaliação tradicionais dos alunos, nem sempre são as melhores para se avaliar o desenvolvimento deles.
Sobre esse tema, você já ouviu falar da avaliação formativa?
Hoje, com tantas mudanças sociais, as escolas vêm pensando em novas formas de avaliar o desempenho escolar dos alunos no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem oferecido.
Por isso, neste artigo você vai aprender mais sobre a avaliação formativa e como utilizá-la em sua escola.
O que é avaliação formativa?
Trata-se de um tipo de avaliação que quebra o paradigma da avaliação tradicional e confere ao aluno o papel de coautor na formação de sua aprendizagem.
O processo envolve ainda professores e alunos, sendo uma via de mão dupla, pois os professores precisam dar o feedback sobre o desenvolvimento dos alunos, assim como os alunos podem apresentar aos professores o feedback de suas aulas em relação à didática e ao ensino em si.
Além disso, a avaliação formativa é formada por diferentes métodos de se avaliar o aluno, uma vez que a aprendizagem do aluno se constrói por tentativa, erro e repetição.
O que ter em mente ao propor uma avaliação?
Antes de propor uma avaliação, o professor deve ter em mente quais são os objetivos a serem atingidos, tais como:
- “O que eu quero que os alunos aprendam com essa atividade”?
- “Como eu espero que os alunos desenvolvam novas habilidades”?
- “Qual a importância dessa atividade para o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno”?
- “Quais recursos ou materiais vou precisar”?
- “O que os alunos já sabem”?
- “E qual o atual repertório dos alunos”?
Esse é um roteiro que pode ser importante para você, ao propor uma atividade ou avaliação, e com isso ter melhor rendimento e desenvolvimento dos seus alunos.
E, lembre-se, você pode ser um educador de alto nível, fazendo a transformação em sala de aula e na vida de seu aluno.
O reconhecimento de um trabalho bem feito sempre retorna para os educadores.
Quais os instrumentos que são utilizados na avaliação formativa?
Esse tipo de avaliação parte de vários métodos avaliativos, sendo que o aluno é o protagonista em seu processo de aprendizagem, como dito.
Os métodos mais usados para se avaliar os alunos, são:
- A autoavaliação;
- Provas tradicionais;
- Simulados;
- Seminários;
- Trabalhos em grupo etc.
Vale dizer que o professor, juntamente com os alunos, sempre deve discutir quando for necessária a aplicação de uma avaliação, sempre num processo aberto e participativo, fazendo com que o aluno tenha um senso de pertencimento no processo.
Neste artigo, você aprendeu mais sobre como é a avaliação formativa e como utilizá-la em sua escola.
Hoje, o aluno não pode ser mais visto como uma parte passiva do processo de ensino-aprendizagem, e sim, como alguém que participa de forma central do processo.
Isso pode ser um fator de motivação e maiores responsabilidades para os alunos.